terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Fazer o que gosta ou o que dá dinheiro? Eis a questão!

Gente, hoje vou escrever sobre um assunto muito importante: profissão. Muita gente fica em dúvida quando chega a hora de escolher uma profissão, aí começa a se perguntar se deve escolher uma profissão que renda bastante dinheiro ou uma que goste. Quando já se gosta de uma área lucrativa, ótimo. Mas quando a carreira desejada á muito concorrida ou rende pouca remuneração, também surge o medo de fazer anos de faculdade, por exemplo, e não conseguir trabalhar na área ou demorar para conseguir; ou mesmo medo de não obter sucesso financeiro.
Vou falar uma coisa pra vocês – poucas coisas na vida são piores do que trabalhar com o algo que não lhe traga satisfação.  Depois que a vida profissional começa, a maior parte do nosso tempo é gasta com o trabalho, logo a profissão que você escolhe tem que te trazer agrado, e você tem que encontrar motivação na área.
Eu sempre amei  comunicação, artes, moda...Portanto, sempre achei que seguiria por uma dessas opções, até que decidi por comunicação. Mas quando chegou a hora de prestar vestibular, um monte de gente veio me dizer que não ia dar certo, que esse mercado é muito concorrido, que eu iria demorar para me estabilizar, e blá, blá, blá...Me deixando levar por todas essas injeções de desânimo, acabei resolvendo fazer aquele que todo mundo faz quando não sabe o que fazer ou quando quer “segurança “ e dinheiro “certo” : administração de empresas. Começaram as aulas, e quando eu conheci minha turma já percebi que ali não era o meu lugar. Com exceção de outra aluna, além de mim, todos os outros alunos usavam roupas formais e/ou eram mais velhos que eu. Certa vez, fui pra aula de Havaianas, e o pessoal da minha turma ficou espantado! Todos falavam que eu tinha que mudar de curso. Mas continuei fazendo adm., e até que eu gostava do curso. Quando fui para o 2° semestre, logo no começo, consegui emprego em um buffet árabe, como diretora de marketing. O dono resolveu abrir também um empório, aí as coisas começaram a complicar, porque eu assumi o cargo de gerente do período da manhã. Comecei a mexer com tudo o que envolvia administração. Fazia reuniões, falava com fornecedores, clientes, fechava contratos.... Eu nem tinha tempo de respirar direito! Odiei aquele período! Eu chegava em casa estressada, pensando no dia seguinte. O domingo era o pior dia para mim, porque acabava o fim de semana e começava uma nova e enorme semana de um trabalho que me deixava a ponto de enlouquecer. Chegou um ponto em que eu não agüentava mais. Eu já estava deprimida e estafada, aí pedi demissão. Eu estava tão mal, que chorava só de pensar em trabalhar com aquilo novamente. Tranquei a faculdade, e me matriculei em publicidade. Agora estou super feliz !
Seguir uma carreira que não lhe agrada, seja pelo motivo que for, não lhe trará sucesso, pois você não estará feliz com o que faz, e isso implicará negativamente no seu rendimento profissional. Além de fazer mal à sua saúde. Então, quem estiver nessa situação, que pense bem! Sempre há como recomeçar e tentar ser feliz. Trabalho não tem que ser sinônimo de insatisfação.



Para quem quiser fazer teste vocacional, o site do Guia do Estudante sempre tem testes muito bons. Além de dicas sobre como escolher a melhor carreira e quais faculdades são melhores.

2 comentários:

  1. Querida! Um ótimo Natal para você e sua familia!! Obrigada por fazer parte do dia-a-dia do Calcinha!

    Beijokas

    Ana

    ResponderExcluir
  2. olá, me matriculei em eng. ambiental, por amigos parentes falando sobre o "titulo" engenhria q eu ia ter, o retorno a grana q poderia ganhar, mas no dia seguinte a matricula sem nem pisar na faculdade eu jah me arrependi, quero mto fazer publicidade eu descobri..eu sei q eu daria certo mas morro de medo de nao conseguir um trampo na area, por terem tantos formandos nessa area..as pessoas dizem q eh burrice q fazer publicidade osh vai me atraasar eu to qse ficando loca nao sei oq fazer =/

    ResponderExcluir

Oi,seus comentários são muito importantes pra mim. Muito obrigada por comentar!Assim que possível respondo pra você. Meu e-mail para contato é montserratcass@gmail.com.

 
BlogBlogs.Com.Br